| 13/09/2005 00h19min
Durante discurso de encerramento da Conferência Latino-Americana sobre a Fome Crônica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que realizou uma transformação social, apesar das "dificuldades econômicas e das incompreensões políticas".
Lula fez um breve relato das principais ações do Fome Zero, citando os programas Bolsa-Família (criado em seu governo) e de agricultura familiar (Pronaf).
– Em dois anos e meios, mesmo enfrentando dificuldades econômicas e incompreensões políticas, realizamos uma transformação social no país. Essa é uma obra do governo e da sociedade – disse Lula.
O presidente afirmou ainda que quer ser um dos porta-vozes dos esforços de combate à fome e à miséria no mundo. Entre os participantes da conferência estava a ativista de direitos humanos guatemalteca Rigoberta Menchú, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1992.
Na solenidade de assinatura de atos, Lula convidou o presidente Oscar Berger a visitar o Brasil no início de 2006 e brincou dizendo que a condição é que ele leve Rigoberta Menchú para rever amigos brasileiros.
Os eventos do primeiro dia de visita à Guatemala terminaram com um jantar no Palácio Nacional da Cultura. Nesta terça-feira, Lula se reunirá com os chefes de estado e governo do Sistema Integrado da Centro-América (Sica). No meio da tarde, ele seguirá para Nova York, onde participará de reunião da ONU.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.