Notícias

 | 28/03/2004 17h58min

Fortunati diz que ponto de professores grevistas será cortado

Secretário visitou colégios que participam do programa Escola Aberta na Capital

O secretário estadual da Educação, José Fortunati, afirmou neste domingo, dia 28, que o ponto dos professores grevistas vai ser cortado. Segundo ele, somente nesta segunda, dia 29, vai ser possível se ter uma idéia parcial sobre a situação.

Segundo Fortunati, o governo fará controle do cartão-ponto não para fins de corte de salário, mas para que sejam cumpridas as horas-aula previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a qualidade do ensino. A LDB exige 200 dias letivos. Nas escolas onde ocorrem paralisação, os dias perdidos serão recuperados a partir do dia dois de janeiro de 2005.

O secretário visitou a escola de Ensino Fundamental Custódio de Melo, localizada na zona sul de Porto Alegre, na manhã deste domingo. Professores de três colégios na região asseguraram que não vão aderir à greve dos professores, aprovada pelo Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) na última sexta, dia 26.

Acompanhando uma comitiva de seis ingleses que vieram conhecer o programa Escola Aberta, o secretário disse que as 3.041 escolas públicas estaduais estarão abertas nesta segunda, dia 29.

– Respeitamos o movimento grevista, mas temos a obrigação de garantir o direito de trabalhar àqueles professores que decidirem lecionar normalmente – afirmou o secretário, solicitando aos pais que levem seus filhos às escolas nesta segunda.

Fortunati reafirmou a disposição do governo de manter um diálogo aberto com o comando de greve do magistério na busca de soluções possíveis para atender as demandas do magistério, com exceção da reivindicação imediata de reajuste salarial, devido aos problemas financeiros e orçamentários enfrentados pelo Estado do Rio Grande do Sul.

A presidente do Cpers/Sindicato, Juçara Dutra, reconhece que a greve traz prejuízos, mas não vê outra maneira de o governo atender as reivindicações da categoria. Além dos 28,8% de aumento – mesmo índice autoconcedido pelo Judiciário no ano passado –, o magistério tem uma pauta que inclui pagamento integral de valores de vale-transporte e vale alimentação, mudanças no IPE e nos plano de educação do Estado, ainda em elaboração. Com informações do governo do Estado, Rádio Gaúcha e Zero Hora.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.