Notícias

 | 29/10/2008 23h49min

São Paulo vence Botafogo e divide a liderança com o Grêmio

Hernanes marcou o gol da vitória para o tricolor aos 28 minutos do 2º tempo

Em um jogo polêmico o São Paulo venceu o Botafogo, nesta quarta, por 2 a 1, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Com o resultado o São Paulo chegou aos 59 pontos e divide a liderança com o Grêmio, que nos critérios de desempate ainda é o primeiro colocado. O Botafogo continuou com 49 pontos e se distanciou ainda mais da zona de classificação para a Libertadores.

Primeiro tempo

O São Paulo pisou pela primeira vez no gramado do Engenhão na noite desta quarta e não se mostrou intimidado em sua estréia no local. O Botafogo deu o cartão de visita no primeiro lance da partida, quando André Luis subiu sozinho após cobrança de escanteio, mas cabeceou por cima do travessão.

Do outro lado, o São Paulo se mostrou tranqüilo para tocar a bola e, principalmente, arriscar chutes de longe. Hernanes foi o primeiro a bater de fora da área, mas a bola chegou fraco às mãos de Renan. Instantes depois, o meio-campista mandou para a área e Hugo apareceu atrás da zaga, mas finalizou para fora.

E as jogadas do Tricolor continuaram passando pelos pés de Hernanes, que voltou a arriscar de longe para dar trabalho ao arqueiro botafoguense. No lance seguinte, Rogério Ceni teve oportunidade em cobrança de falta, mas a bola acertou a barreira. Sem um homem específico de criação, o Botafogo se mostrou tímido em campo e deu liberdade para o São Paulo se sentir em casa.

Assim, o time de Muricy Ramalho continuou testando o jovem goleiro Renan. Jorge Wagner finalizou de fora da área e o goleiro se esticou para espalmar, salvando o Botafogo. Aos poucos, o time da casa conseguiu acertar sua defesa e diminuir os espaços dos visitantes.

Desta forma, a equipe de Ney Franco passou a se arriscar mais na frente e chegou a ameaçar em jogada aérea, que André Luis completou cabeceando por cima. Pouco depois, o sistema ofensivo da equipe local trocou passes e a bola chegou para Jorge Henrique, que foi travado no momento em que dominou na área.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo, e o Botafogo tentou concentrar as jogadas em seu sistema ofensivo. No entanto, na primeira descida do Tricolor, Hugo recebeu atrás da zaga e chutou por cima do gol. Sem conseguir mostrar criatividade para chegar com perigo à meta de Rogério Ceni, Ney Franco fez duas alterações no Botafogo.

O treinador sacou Edson e Zé Carlos para as entradas de Luciano Almeida e Fábio. No entanto, as mudanças tiveram tempo para surtir efeito, já que o São Paulo aproveitou falha feia do Botafogo para abrir o placar. Aos 16 minutos, o goleiro Renan tentou fazer a reposição rápida de bola e mandou de presente nos pés de Jean, que deu um toque com categoria para encobrir o arqueiro botafoguense.

Depois do gol, Muricy Ramalho ainda promoveu alteração no ataque para manter o fôlego. Borges deixou o campo para a entrada do ex-botafoguense André Lima. Já Ney Franco abriu seu time, sacando Túlio para a entrada de Lucas. O time local, então, aproveitou falha do sistema defensivo do São Paulo para igualar o placar.

Aos 23 minutos, Fábio invadiu a área e dividiu com Rogério Ceni. O rebote ficou nos pés de Miranda, que cochilou e não percebeu Wellington Paulista chegar para mandar para as redes. Na jogada seguinte, o time carioca quase virou o jogo. André Luis bateu falta de longe e deu trabalho ao goleiro Rogério Ceni.

A noite não era mesmo das defesas, e em um novo erro da saída de bola do Botafogo, o Tricolor pulou mais uma vez na frente no placar. Aos 28 minutos, Dagoberto passou na área para Hernanes, que limpou a defesa e chutou forte para estufar as redes. Dois minutos depois, um lance gerou muita polêmica no Engenhão.

No lance mais polêmico do jogo, Lucas, do Botafogo, chutou forte da entrada da área, a bola passou ao lado de Wellington Paulista e entrou no gol. O assistente anotou impedimento do atacante, o que revoltou os jogadores do Botafogo. Depois do gol anulado, o clima esquentou e o jogo passou a ter muitas reclamações. Muricy, então, tirou Dagoberto para fechar o Tricolor com o jovem Bruno e, apesar da pressão dos donos da casa, segurou o placar até o fim.

Na próxima rodada o São Paulo enfrenta o Inter, no Morumbi, no domingo, às 17h. O Botafogo vai até Ble Horizonte onde joga com o Atlético-MG, no Mineirão, às 19h30min.

GAZETA PRESS
Márcia Feitosa, Vipcomm  / 

São Paulo vence e divide a liderança com o Grêmio
Foto:  Márcia Feitosa, Vipcomm


A tabela do Brasileirão
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

29/10/2008 22h34min
Palmeiras vence o Goiás e encosta nos líderes
29/10/2008 22h28min
Inter leva gol no fim e empata com Náutico
29/10/2008 21h32min
Coritiba vira sobre Atlético-MG e segue na perseguição ao G-4
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.