Notícias

 | 13/05/2008 03h18min

Pereira repassa experiência aos jovens e se diz um autêntico gremista

Zagueiro comemora a boa fase vivida no Olímpico

Luís Henrique Benfica  |  luis.benfica@zerohora.com.br

Único remanescente da Batalha dos Aflitos, o zagueiro Pereira, herói da vitória contra o São Paulo, sábado, se assume como um "paizão" do atual grupo de jogadores do Grêmio. Aos 28 anos, ele comemora a boa fase e diz que os quatro anos vividos no Olímpico fizeram dele um autêntico gremista.

Até abril, Pereira ainda dividia com Nunes o privilégio de ter integrado o time que conduziu o Grêmio de volta à Série A. Ele estava nos Aflitos naquele 26 de novembro de 2005 que entrou para a história do clube. Na foto oficial, que decora a sala do departamento de futebol, também aparece o goleiro Marcelo Grohe, só que como reserva de Galatto.

Com a dispensa de Nunes, Pereira é o único que pode contar a história com detalhes para os jogadores. Daí sua identificação com o clube.

— Minha identificação com o clube faz com que todos tenham respeito por mim. Hoje, me considero um gremista. Meu filho ama o Grêmio, sempre que é possível está aqui — conta o jogador.

O crescimento técnico tem relação direta com a forma física. Um trabalho específico com o preparador Flávio de Oliveira fez com que Pereira perdesse cinco quilos este ano. Seu peso atual é de 90 quilos. Bem adequados, segundo ele, ao seu 1m89cm de altura.

— Eu nunca fui gordo, mas, como tinha muita massa muscular, acabava me sentindo pesado. Ficava travado nas partidas. Agora, não. Sei que vou chegar mais rápido nas jogadas — conta o zagueiro.

Para adquirir agilidade, Pereira faz trabalho localizado de explosão muscular e evita exercícios para a parte superior do corpo.

As lesões também diminuíram. Pereira perdeu a conta de quantas vezes passou pelo departamento médico. No início de 2006, ficou parado por quatro meses tratando de lesão no joelho esquerdo. Voltou nas finais do Gauchão, participou de quatro rodadas do Brasileiro e sofreu lesão no tornozelo esquerdo.

Não foi diferente em 2007. Logo na primeira rodada do Gauchão, contra o São José, em Cidreira, torceu de novo o tornozelo esquerdo. Parou por 75 dias.

Este ano, depois de fazer parte de uma lista de dispensas, Pereira recuperou a titularidade. Mas uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda forçou outra interrupção de trajetória.

— Cada vez que você pára, se distancia muito dos outros jogadores. Agora, finalmente, consegui adquirir seqüência — festeja o zagueiro, já fazendo planos para permanecer no Grêmio depois de dezembro, quando seu contrato irá se encerrar.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.