Notícias

 | 26/03/2007 21h02min

Palmeiras pode ser campeão mundial em 15 dias

Time paulista espera que Fifa reconheça título da Copa Rio de 1951

Além de estar firme na briga por uma das quatro vagas para as semifinais do Campeonato Paulista, o Palmeiras pode, dentro de 15 dias, comemorar outro título, sem dúvida, o mais importante da história do clube. Depois de muitas tentativas junto à Fifa (desde 2001) a direção do Alviverde deverá receber uma resposta positiva da entidade maior do futebol e ter reconhecido o título da Copa Rio de 1951 como o primeiro título mundial de um time brasileiro.

– Existe aquela fumaça, mas oficialmente ainda não recebemos nenhuma posição. Vamos aguardar uma posição, pois não queremos festejar sem uma certeza – avisou Fernando Pizzo, assessor da presidência palmeirense.

Segundo Pizzo, a Fifa deve soltar uma nota oficial ainda nesta quinzena confirmando o título mundial do Alviverde. Extra-oficialmente, no entanto, acredita-se que a posição já foi tomada e que o Palmeiras deve ser anunciado como campeão mundial durante esta semana. Para o atacante Edmundo, a notícia causará polêmica:

– Não fazia nem idéia, mas acho que algumas pessoas vão tirar sarro, como fazem com o Corinthians. Mesmo assim, acho que tudo o que traz coisas positivas para o clube tem de ser feito é bem-vindo.

Participaram da competição em 1951: Áustria Viena (Áustria). Estrela Vermelha (Iugoslávia). Juventus (Itália). Nacional (Uruguai). Olympique Nice (França). Sporting (Portugal). Palmeiras (campeão paulista) e Vasco da Gama (campeão carioca). Na fase de classificação, o Verdão levou 4 a 0 da Juventus, mas guardou a revanche para as finais.

O primeiro jogo da decisão aconteceu no dia 18 de julho, no Pacaembu. O Palmeiras venceu os italianos por 1 a 0, gol de Rodrigues. O segundo jogo foi disputado no Maracanã, em 22 de julho de 1951, e terminou com o placar de 2 a 2. Richard e Liminha marcaram para os brasileiros e Boniperte e Praest para os italianos. O time do Palmeiras jogou com Fábio; Salvador e Juvenal; Túlio, Luiz Vila e Dema; Lima, Ponce de Leon (Richard), Liminha, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues. O técnico do Verdão campeão mundial era Ventura Cambon.

GAZETA PRESS

Notícias Relacionadas

26/03/2007 18h34min
Campeão do país-sede participará do Mundial de Clubes
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.