| 10/03/2006 17h12min
O desenvolvimento rural e a reforma agrária não são apenas uma solução para as famílias que vivem no campo. Essas medidas podem nortear o desenvolvimento nacional do Brasil e de outros países, afirma o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart.
– A volta para o meio rural, com condições de ter uma vida digna, é cada vez mais apontada como uma solução para que os países se desenvolvam – diz Hackbart, que ao longo da semana participou de diversos debates durante a 2ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em parceria com o governo brasileiro.
Segundo Hackbart, a conferência apontou que essa é uma realidade mundial.
– Várias pesquisas no Brasil já mostram isso, outros países relataram isso na conferência também. As oportunidades de ter uma vida digna no meio rural têm de ser reforçadas. É impossível encontrar uma solução de renda, emprego e cidadania só nos grandes centros urbanos – afirma.
O presidente do Incra diz que as oportunidades econômicas nas cidades estão se esgotando para os trabalhadores.
– Hoje as opções de emprego nos grandes centros urbanos estão cada vez menores, dado o grau de tecnologia que se usa nos serviços, no comércio, nos bancos. É mentira dizer que nas grandes cidades estão as grandes oportunidades de emprego. Ao contrário, nos grandes centros urbanos, a maioria das pessoas foi expulsa do campo – diz ele.
No caso brasileiro, Hackbart se ampara no pensamento do economista Celso Furtado:
– O Brasil tem uma chance ímpar, Furtado dizia. Temos muita terra e uma população enorme que quer voltar para o meio rural.
Para isso, o presidente do Incra lembra, é necessário implementar não apenas políticas de acesso a terra, mas de infra-estrutura, apoio à produção e serviços básicos para a zona rural, de forma a conceder vida digna nesse meio.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.