| 17/02/2002 21h44min
O governador Olívio Dutra foi eleito candidato oficial da corrente Articulação de Esquerda (AE) ao Piratini, na tarde deste domingo, dia 17. A escolha contou com respaldo de mais de 400 militantes do PT do Estado, em votação realizada durante a 7ª Conferência Estadual da AE. Reunidos desde as 9h, representantes de 83 municípios gaúchos trocaram idéias sobre a conjuntura política nacional, discutiram sugestões para o programa de governo petista e debateram os rumos do partido para as próximas eleições.
Lotando o auditório da Igreja Pompéia durante o dia todo, representantes de movimentos populares e dos pequenos trabalhadores rurais admitiram que a realização de uma prévia interna enfraquecerá a união partidária. Lamentanto a dificuldade de se estabelecer o diálogo em busca de um candidato de consenso, os participantes aprovaram a reeleição de Olívio Dutra – o prefeito Tarso Genro teve apenas dois votos entre os presentes – e fizeram uma auto-crítica às diferenças internas.
Aplaudido de pé assim que chegou à reunião, às 18h20min, Olívio distribuiu autógrafos, prestigiou a roda de chimarrão, abraçou companheiros e participou do coro que relembrava o jingle de sua campanha de 1998. Em clima de disputa declarada, o governador permaneceu por cerca de uma hora na Conferência, reforçou o compromisso pelo crescimento do Estado e fez questão de incentivar a unidade partidária. O governador também atacou a oposição e fez questão de ressaltar que as investigações sobre o relatório da CPI da Segurança Pública não comprovarão nenhuma irregularidade envolvendo seu nome.
Na tarde de sábado, dia 16, a corrente Tendência Marxista também oficializou apoio à candidatura do governador, em reunião realizada na sede municipal do PT, na Capital.
FERNANDA CRANCIOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.