Notícias

 | 26/10/2005 13h55min

Um ano depois, ação da Grendene vale metade do preço

Valorização do real e perda de mercado externo influenciaram queda nos papéis

As ações da Grendene completam um ano de negociação no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sem muito o que comemorar. Nesse período, os papéis perderam quase metade do valor, refletindo uma piora nos resultados da companhia. Ajustes internos foram feitos, mas uma melhora significativa dependerá de questões extrínsecas, como câmbio e demanda externa.

A Grendene ingressou na bolsa em 27 de outubro de 2004, prometendo pegar carona no sucesso de companhias como a Natura. Para isso, contava com resultados positivos, que cresciam a cada ano. O lançamento foi concorrido e Grendene ON estreou na bolsa valendo R$ 31. Foram colocadas 17.304.348 ações ordinárias, com as quais a empresa captou R$ 536,434 milhões. Hoje, Grendene ON vale R$ 15,80, 49% menos que há um ano.

Na festa de abertura dos negócios, o destaque foi a apresentadora Xuxa, que participou de um desfile feito em pleno pregão.

Segundo Gustavo Alcantara, gestor da consultoria Mercatto, a Grendene exibia um histórico muito positivo na época do lançamento. Com isso, foi projetado um resultado positivo para o futuro, que não aconteceu.

– Aconteceu o oposto do esperado: a companhia perdeu mercado lá fora, o dólar caiu e os resultados foram piorando a cada trimestre – afirmou.

O analista afirma também que a Grendene aparentemente não estava preparada para ingressar no Novo Mercado da Bovespa, onde as empresas se comprometem com práticas de governança corporativa diferenciada. Alguns equívocos na divulgação de informações, principalmente de gastos com marketing, acabaram surpreendendo o mercado. Há alguns meses, a empresa trocou seu diretor financeiro e promoveu alguns ajustes, corrigindo equívocos.

Com mais de 30 anos de vida, a Grendene começou suas atividades em Farroupilha (RS). As principais marcas da empresa são a Grendha, Melissa, Ipanema, Grendene Kids e Rider. Atualmente, a modelo Gisele Bündchen é a personalidade mais vista nos comerciais, com a marca Ipanema.

Em 2004, a Grendene teve lucro líquido de R$ 201,8 milhões, com queda de 15,1% sobre o resultado do ano anterior (R$ 237,8 milhões). No primeiro semestre deste ano, o resultado foi de R$ 46,3 milhões. O resultado do terceiro trimestre deve ser divulgado no próximo dia 28.

AGÊNCIA O GLOBO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.