| 18/10/2005 07h52min
Ao ser recebido pelo presidente russo Vladimir Putin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que realizou dois sonhos na manhã de hoje em Moscou: conhecer a Praça Vermelha e visitar o túmulo de Lênin, o líder da Revolução Russa de 1917. No início da conversa, Putin ressaltou o crescimento das relações comerciais entre os dois países desde sua visita ao Brasil no ano passado. O comércio bilateral atingiu US$ 2,46 bilhões em 2004, resultado recorde que já vai ser superado neste ano.
– O volume da interação aumenta, e sua visita será um bom impulso – resumiu Putin.
Lula acrescentou que ainda existem oportunidades a serem descobertas no campo comercial, industrial, científico e tecnológico. O presidente disse que a Rússia é um dos parceiros prioritários do Brasil.
– A nossa política externa, concretamente, visa a criar condições para que os países em desenvolvimento não sejam tão dependentes da União Européia (UE) e dos Estados Unidos – explicou.
Putin elogiou a política internacional independente do brasileiro e o elevado nível de contatos entre os dois países. E ressaltou:
– O mais importante é que diversificamos nossas relações em campos altamente tecnológicos, como a biotecnologia e a conquista do espaço.
A Roscosmos e a Agência Espacial do Brasil assinarão hoje um contrato para que o primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, viaje à Estação Espacial Internacional a bordo de uma nave russa Soyuz. O astronauta chegou ontem a Moscou para começar os treinamentos no Centro de Preparação de Astronautas Yuri Gagarin.
AGÊNCIA BRASIL E AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.