| 17/10/2005 19h26min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à 0h15 (18h, em Brasília) ao Aerporto Vnukovo, em Moscou, para a primeira visita oficial à Rússia. Ele foi recebido pelo vice-ministro de Negócios Estrangeiros, S. I. Kisliak, e pelo embaixador do Brasil na Rússia, Carlos Augusto Santos-Neves.
Lula chegou acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e dos ministros Luiz Dulci, da secretária-geral da Presidência, e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Eles ficarão hospedados na residência de hóspedes do Krenlim, sede do governo russo.
O presidente assina em Moscou um contrato que permitirá a viagem ao espaço do primeiro astronauta brasileiro. O contrato será assinado no Kremlin com a presença do presidente russo, Vladimir Putin. A Roscosmos, Agência Espacial Russa, e a AEB, Agência Espacial do Brasil, assinarão o convênio para que o primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, viaje à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz. A viagem está programada para ocorrer em 23 de abril de 2006 mas pode ser adiada para 2007.
Durante a solenidade, Lula assistirá à assinatura de outros dois documentos de cooperação espacial, principal objetivo de sua visita de um dia à Rússia. Antes de um encontro particular com Putin, o presidente deixará flores no monumento ao soldado desconhecido nos Jardins de Alexandre. Entre outros assuntos, Lula discutirá também a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, do qual o Brasil quer se transformar em membro permanente juntamente com a Índia, Japão, Alemanha e outros candidatos do continente africano.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.