| 16/10/2005 18h41min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se hoje com vários políticos italianos, entre eles o líder de centro-esquerda, Romano Prodi. Lula está em Roma para participar amanhã da comemoração do 60º aniversário da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
O encontro com os políticos italianos ocorreu na Embaixada do Brasil na Itália, situada na Piazza Navona. Amanhã, ele deverá receber a Medalha da Agricultura pelo diretor-geral da FAO, Jacques Diouf. Depois, participará, junto com outros sete chefes de governo, dos atos de comemoração do aniversário da FAO.
Mais tarde, o chefe do Executivo brasileiro é o convidado de um almoço com o presidente da República da Itália, Carlo Azeglio Ciampi.
Depois do encontro, Lula começa amanhã sua primeira visita oficial à Rússia, onde impulsionará a assinatura de um contrato que permitirá o envio de um astronauta brasileiro ao espaço.
– Damos muita importância a nossas relações com o Brasil, que alcançaram novos níveis desde que Lula chegou ao poder – afirmou Serguei Lavrov, ministro de Exteriores russo, às vésperas da visita do presidente brasileiro.
Lula vai se reunir com o governante russo, Vladimir Putin, que visitou o Brasil no final de novembro do ano passado na primeira viagem de um dirigente russo ou soviético pela América Latina. Entre outros assuntos, Lula discutirá com Putin a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no qual o Brasil quer se transformar membro permanente numa dura disputa com a Índia, o Japão, a Alemanha e outros candidatos do continente africano.
Durante sua passagem pela Rússia, Lula assinará o contrato para que o primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, viaje à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de uma nave russa Soyuz.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.