Notícias

 | 15/10/2005 16h03min

Lula diz que Brasil demonstra ao mundo que as instituições funcionam

Presidente responde às acusações de corrupção no PT e no governo federal

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou hoje que o país está mostrando ao mundo que suas instituições funcionam, uma referência às denúncias de corrupção que sacodem o partido que o elegeu, o PT, e o governo federal.

Durante a XV Cúpula Ibero-Americana, em Salamanca, Espanha, Lula reiterou que o governo está fazendo sua parte nas investigações através do Ministério da Justiça e do Ministério Público, insistindo que, se houver culpados, eles serão punidos.

– Nunca na história do país tantas comissões do Congresso funcionaram ao mesmo tempo para investigar denúncias – declarou Lula.

O presidente evitou responder a perguntas sobre se os escândalos podem afetar sua possível candidatura à reeleição em 2006, afirmando não estar preocupado hoje com a reeleição.

– Não estou preocupado com a reeleição. Quando chegar o momento, decidirei com base na minha consciência e não nas pesquisas, sem importar se tenho zero ou 90% de popularidade – declarou.

Lula avaliou os resultados da reunião ibero-americana e defendeu as reuniões presidenciais que, para alguns, servem para pouco ou nada. Segundo ele, aqueles que criticam as cúpulas não se dão conta de que os governantes são políticos e que as negociações vêm progredindo. O governante disse que a decisão de criar a Secretaria Geral Ibero-Americana, que ficou a cargo do uruguaio Enrique Iglesias, dará uma representatividade maior à comunidade perante o mundo e uma voz mais firme para negociar em outros foros internacionais.

Lula viaja hoje para a Itália, a segunda etapa de uma viagem européia que começou em Portugal e será encerrada na Rússia, onde o presidente explicará ao colega russo, Vladimir Putin, que o surto de febre aftosa detectado no Brasil esta semana está controlado e afeta apenas uma pequena parte do gado nacional. Após o foco de aftosa no Estado do Mato Grosso do Sul, a carne brasileira foi vetada total ou parcialmente pelos 25 membros da União Européia (UE), Rússia, Chile, Israel, Paraguai, Bolívia, África do Sul e Uruguai, países que compram a metade da produção brasileira. Cuba também suspendeu as importações de carne de suíno e de todos seus derivados.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.