| 13/10/2005 19h01min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o governo não deve ser apontado como culpado pelo surgimento do foco de febre aftosa em rebanho bovino no município de Eldorado (MS). Segundo Lula, o principal responsável pela sanidade do gado é o dono do rebanho.
Lula disse também que já falou com o ministro de Agricultura, Roberto Rodrigues, para que seja esclarecida a origem do foco no Mato Grosso do Sul. O presidente afirmou que o Brasil não tem nenhuma "vaca louca", após a realização da VIII Cúpula Luso-brasileira que aconteceu hoje na cidade do Porto, no norte de Portugal.
O governante quis minimizar a importância desse assunto e explicou que ainda não são conhecidos detalhes específicos sobre a origem do surto, embora tenha afirmado que se trata de apenas de aproximadamente 140 cabeças de gado de entre as cerca de 200 milhões que há em todo o país.
– Não queremos responsabilizar ninguém, e já avisamos os organismos internacionais sobre o assunto – disse Lula, que reconheceu a importância da indústria de carnes para a economia brasileira.
O primeiro-ministro português, José Sócrates, ressaltou que transmitiu aos responsáveis da União Européia os esforços realizados pelo Brasil para acabar com esse pequeno foco.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.