| 29/01/2002 13h36min
Um grande protesto contra a atual composição do G-8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo, mais a Rússia) deverá ser uma das mais importantes conclusões do Fórum de Autoridades Locais, aberto na noite desta segunda-feira, 28 de janeiro, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. A proposta é do prefeito de Roma, Walter Veltroni, do Partido Democrático da Esquerda (PDS, sigla em italiano, sucessor do Partido Comunista Italiano). A Itália integra o G-8. Veltroni veio a Porto Alegre propor aos demais prefeitos que pressionem seus governos a não mais sentar à mesa do grupo caso este não seja ampliado à participação de países da África e da América Latina.
– Essa é a única garantia de discutirmos as grandes questões da pobreza, da fome e das doenças – disse.
Para o prefeito de Roma, a melhor forma de se promover a globalização deve ser a partir da expansão do G-8. Veltroni é o idealizador do C-15, criado em 2001 e cuja primeira reunião está marcada para junho, em Roma. O C-15 reúne as 15 cidades mais importantes do mundo a partir da visão do desenvolvimento social e da contrariedade à exclusão. Do Brasil, apenas Porto Alegre e São Paulo integram o grupo.
Torcedor do time italiano Juventus, Veltroni aproveitou o primeiro dia na Capital para realizar um sonho: conhecer o ex-jogador Paulo Roberto Falcão, estrela do Roma nos anos 80. O ex-jogador foi o convidado de honra de um almoço oferecido pelo prefeito.
Veltroni idealizou o C-15, que reúne cidades com visão de desenvolvimento social e contrariedade à exclusão
Foto:
Adriana Franciosi
/
ZH
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.