| 01/10/2005 08h18min
O governo suíço destinará 4,8 milhões de francos (cerca de três milhões de euros) à luta contra a gripe aviária na Ásia. Segundo o Escritório Federal Veterinário, o financiamento contribuirá para impedir que essa doença chegue à Europa.
O diretor do Escritório Veterinário Federal, Hans Wyss, afirmou que, por enquanto, o risco de que a gripe aviária se propague entre as aves deda Suíça é mínimo, embora tenha afirmado que o cenário ideal seria eliminar o vírus causador do mal na Ásia antes que ele se transmita para outras regiões.
No entanto, as autoridades sanitárias avaliam duas possíveis vias de propagação da gripe aviária até a Suíça: a chegada de aves migratórias portadoras do vírus e a importação ilegal de aves vivas.
Wyss disse que, ante esta última hipótese, ordenou-se que os serviços de alfândegas reforcem a partir de hoje os controles nos aeroportos de Zurique, Genebra e Basiléia.
Como medida de prevenção ante uma eventual epidemia, o Governo helvécio conta com uma reserva do remédio "Tamiflu" suficiente para tratar 25% da população.
Se o vírus da gripe aviária sofrer uma mutação genética e for capaz de ser transmitido entre os seres humanos, o número de vítimas poderia oscilar entre "5 e 150 milhões", segundo o especialista David Nabarro, que na quinta recebeu do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a responsabilidade de coordenar os esforços internacionais para evitar essa situação.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.