| 30/09/2005 15h06min
Os países da União Européia (UE) reconheceram hoje a potencial ameaça para a saúde humana e animal da gripe aviária na Ásia. Os representantes do bloco destacaram a necessidade de adotar medidas de prevenção e planos de preparação diante de uma eventual epidemia.
Em declaração, a Comissão Européia (CE), órgão que administra a EU, destaca o risco do vírus da gripe aviária. Na Ásia, a variedade H5N1 já matou pelo menos 59 pessoas. A declaração foi divulgada após uma sessão do Comitê de Representantes Permanentes (Coreper) por ocasião de uma reunião internacional de especialistas que acontecerá em Washington, em 6 e 7 de outubro, em uma associação para combater a gripe aviária.
Os Estados Unidos anunciaram este mês a criação de uma associação internacional contra a doença. Busca-se assim, um reforço conjunto na preparação da saúde mundial, com o objetivo de evitar ou conter uma pandemia de gripe aviária que pode atingir os humanos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou hoje, em Genebra, que o número de pessoas que poderia morrer de uma eventual epidemia de gripe aviária e humana poderia ser de mais de 7,4 milhões. A UE anunciou que apóia a iniciativa americana e que trabalhará para garantir uma preparação global que será essencial para garantir o combate à doença.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.