| 08/09/2005 09h16min
Os Estados Unidos pediram hoje à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ajuda logística e de transporte. O pedido é para levar a assistência européia aos afetados pelo furacão Katrina.
O pedido foi feito pela embaixadora norte-americana na Otan, Victoria Nuland, durante uma reunião especial do Conselho Atlântico, principal órgão de decisão da Aliança. Espera-se uma decisão sobre o assunto para amanhã.
Com este fim, pode-se recorrer a elementos do componente naval da Força de Resposta da Otan (NRF), em particular o transporte marítimo pesado. Os EUA solicitaram pela primeira vez o apoio da Otan no fim de semana passado, e o secretário-geral da organização, Jaap de Hoop Scheffer, deixou claro que fará tudo para atender qualquer novo pedido.
Mais de 91 nações ofereceram ajuda aos EUA, 10 delas através da Otan e outras através da União Européia ou de forma bilateral. A ajuda inclui dinheiro, helicópteros, navios, porções de comida, equipamentos de primeiros socorros, materiais médicos, unidades purificadoras de água, tendas de campanha, água engarrafada, geradores, equipes de bomba de água e especialistas em resgates.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.