| 02/09/2005 12h11min
O governo dos Estados Unidos aceitou hoje a oferta dos países da União Européia de fornecimento de gasolina dos seus estoques estratégicos de petróleo e derivados para fazer frente à crise de combustíveis desencadeada pelo furacão Katrina. Fontes do governo do presidente George W. Bush assinalaram que o propósito é a entrega de 2 milhões de barris diários de petróleo e gasolina, para amenizar a escassez no país. O furacão interrompeu praticamente 95% da produção de petróleo do Golfo do México, que abastece 25% da demanda do país, que consome 18 milhões de barris por dia, importando 13 milhões.
O governo americano havia anunciado há dois dias que emprestaria às refinarias do país parte da reserva americana estratégica, que tem 707,2 milhões de petróleo cru. Nesta sexta, foi a vez da União Européia anunciar que estava preparada a oferecer suas reservas de emergência para amenizar a crise de abastecimeto dos EUA. A oferta da Agência Internacional de Energia (EIA), baseada em Paris e que controla as reservas de emergência de 26 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi aceita pelos Estados Unidos. Após o anúncio, os preços do barril do petróleo começaram a baixar.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.