| hmin
Os Estados Unidos têm sob controle um total de 45 prisioneiros talibãs ou membros da rede fundamentalista Al-Qaeda, 20 dos quais proveniente do Paquistão, informou nesta quinta-feira, dia 27, a porta-voz do Pentágono, Victoria Clarke. Alguns também seriam altos dirigentes da rede terrorista. No centro de detenção da Infantaria da marinha do aeroporto de Kandahar (sul do Afeganistão), há 37 prisioneiros que aguardam para ser interrogados pelo FBI (polícia federal norte-americana) e outros oito prisioneiros no navio de guerra Peleliu no mar de Omã.
Victoria não deu a nacionalidade dos prisioneiros e assinalou que 20 deles foram trazidos do Paquistão, onde o Exército faz o rastreamento de combatentes pró-talibãs em fuga. A porta-voz não confirmou a transferência de alguns prisioneiros para a base naval norte-americana de Guantánamo, em Cuba.
– Estamos considerando outros centros de detenção, mas nenhuma decisão foi tomada ainda – indicou.
A emissora de TV NBC News assinalou na quarta-feira, citando responsáveis norte-americanos de Defesa, que está preparando a abertura de um campo de prisioneiros na baia de Guantánamo, ao sudeste da ilha, para meados de janeiro. O campo é destinado aos prisioneiros mais importantes do exército norte-americano e pode abrigar tribunais militares ante os quais o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, quer que estes homens sejam julgados, segundo a NBC. As informaçõe são da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.