| hmin
As forças armadas da Índia e do Paquistão trocaram tiros na fronteira que os separa na Caxemira durante a madrugada desta quinta-feira, dia 28. Hoje o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, pediu que os dois países evitassem a guerra, afirmando que nenhum dos lados ganharia com um conflito armado. Desde esta quarta-feira, há a notícias de que indianos e paquistaneses já concentram tropas e mísseis ao longo da fronteira. As duas nações possuem armamentos nucleares.
A partir de 1940, quando obtiveram a independência da Grã-Bretanha, indianos e paquistaneses começaram a disputar o controle da Caxemira. Em meio século os dois países já travaram três guerras, duas destas motivadas pela disputa pelo poder na região. Os conflitos atuais se intensificaram em 13 de dezembro, quando um ataque suicida ao Parlamento da Índia resultou em 14 mortes. O governo indiano atribui a autoria do atentado a dois grupos terroristas baseados no Paquistão, que teriam apoio do governo
de Islamabad.
Autoridades paquistanesas negam qualquer envolvimento.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.