Notícias

 | 20/12/2001 21h39min

Pentágono pode enviar marines para caçar Bin Laden em Tora Bora

A caçada sem trégua ao terrorista saudita Osama bin Laden e seus seguidores da organização Al-Qaeda deve levar fuzileiros navais americanos baseados no sul do Afeganistão à região de Tora Bora, no leste do país. Sem pistas sobre o paradeiro de bin Laden, o Pentágono estuda enviar cerca de 500 marines para ajudar os comandos das forças especiais dos EUA. A região de Tora Bora teria servido de esconderijo para bin Laden antes de as forças anti-Talibã tomarem militarmente o território, na semana passada.

Segundo os senhores da guerra afegãos que participaram da tomada das cavernas, entre 1,5 mil e 2 mil combatentes da Al-Qaeda conseguiram romper o cerco de três semanas – apoiado pelos ataques aéreos americanos – e cruzaram a fronteira com o Paquistão. A busca desses fugitivos, até agora, vem sendo efetuada pelos anti-Talibã e por algumas dezenas de comandos americanos na área que vai dos arredores de Tora Bora até a fronteira com o Paquistão. Em território paquistanês, a caçada aos fugitivos está a cargo dos militares locais. Segundo as fontes do Pentágono, o contingente de marines tornaria mais complexas as buscas em Tora Bora, permitindo que escombros de algumas cavernas destruídas pelos pesados bombardeios americanos fossem escavados.

Os pashtuns estimam que alguns combatentes da Al-Qaeda podem estar sepultados sob esses escombros e o governo americano não descarta a possibilidade de o próprio bin Laden ter sido morto em Tora Bora.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.