| 27/07/2005 17h42min
A expectativa dos industriais gaúchos para com as exportações é a pior da história, alcançando índice de 38,5 em 100 possíveis. Este foi o resultado da sondagem industrial de julho, medida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e divulgada hoje pelo presidente da entidade, Paulo Tigre. Faturamento (49,5) e compra de matéria-prima (44,5) também apresentaram expectativas negativas, assim como geração de emprego (42,7). Os números acima de 50 pontos são considerados positivos e abaixo, negativos.
– A sondagem mostra que os principais entraves para o desenvolvimento da indústria são a elevada carga tributária, as altas taxas de juros e a falta de demanda, sendo que a valorização do real é apresentada pelas grandes empresas como o maior problema, junto com os impostos – alerta Paulo Tigre.
A sondagem também revelou que as indústrias gaúchas estão com estoques acima do planejado e que, no segundo trimestre do ano, os custos aumentaram acima dos preços de venda, resultando em piora na situação financeira das indústrias.
– Esse cenário negativo, com queda da produção e sem perspectiva de melhora, já está produzindo resultados no mercado de trabalho, com as empresas apresentando retração nos empregos – concluiu o presidente da Fiergs.
As informações são da Fiergs.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.