| 09/07/2005 11h50min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou hoje que os atentados de Londres não assustarão seu país, que seguirá "na ofensiva" contra o terrorismo porque "o futuro da civilização está em jogo".
Em sua mensagem semanal de rádio Bush disse que os Estados Unidos continuarão com sua guerra "global" contra o terrorismo no Afeganistão, no Paquistão, no Chifre da África, nas Filipinas e no Iraque.
– Seguiremos na ofensiva, lutando contra os terroristas no exterior para não ter que enfrentá-los em nosso território – disse Bush.
O presidente afirmou que não existe "informação crível específica que aponte para um ataque (terrorista) iminente nos Estados Unidos", mas esclareceu que o governo elevou o nível de alerta nos trens, metrôs e sistemas de ônibus após os atentados de Londres.
As novas medidas de segurança foram decretadas na quinta-feira e incluem uma mobilização policial maior, mais unidades de revista dotadas com cães farejadores e muitas câmaras de vídeo. Em sua fala Bush expressou a solidariedade de seu país com o Reino Unido "neste momento triste".
– O povo britânico é resistente e já enfrentou inimigos mortais antes. A nação que sobreviveu à 'Blitz' nazista (campanha aérea alemã feita contra o Reino Unido durante a II Guerra Mundial) não será intimidada pelos terroristas – disse o presidente.
Quando aconteceram as explosões em Londres Bush estava na reunião do G8 em Gleneagles (Escócia). O presidente destacou que enquanto os terroristas matavam, se debatia o combate à aids e se buscava um meio ambiente mais limpo.
Bush enquadrou as ações terroristas de Londres na série de atentados que começou em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos e que afetaram Bali, Casablanca, Istambul e Madri.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.