| 03/06/2005 23h29min
Depois de o ex-presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) Lídio Duarte negar em depoimento na Polícia Federal ter sido vítima de achaque para pagar mesada de R$ 400 mil ao PTB, a revista Veja pôs nesta sexta, 3, em seu site gravação de uma entrevista com o economista na qual ele diz que o presidente nacional do partido, deputado Roberto Jefferson (SP) cobrava o pagamento da verba do instituto.
A mesada seria uma contrapartida à indicação de Duarte para o cargo na estatal.
Duarte foi convocado a prestar esclarecimentos sobre uma reportagem da revista, publicada na edição do dia 25, com denúncia sobre a mesada do PTB. Ele desmentiu, na polícia, que as informações fossem verdadeiras.
Na gravação, Duarte, no entanto, diz a um jornalista da revista a seguinte frase: "A história é a seguinte: dizem que o partido tem despesas com o diretório, com as festas, com os jantares, com não sei o quê. Cada indicado tem de botar lá R$ 400 mil por mês, entendeu?".
A revista não esclareceu se a gravação foi feita com o conhecimento do economista.
Na quinta-feira, ao depor no inquérito da PF na condição de testemunha, em que é obrigado a dizer a verdade, Duarte não só desmentiu a mesada, como disse que a sua saída do IRB se deveu apenas a razões políticas.
A Polícia Federal deve convocar Duarte novamente para depor. A corporação deve também requisitar à revista Veja a gravação da entrevista com o economista.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.