| 10/05/2005 10h17min
No discurso de abertura da Cúpula América do Sul-Países Árabes, nesta terça, dia 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva salientou a importância de as duas regiões estarem dando passos concretos para aproximar áreas geograficamente tão distantes.
Para o presidente, o encontro é uma oportunidade histórica de construção "de uma ponte de sólida cooperação entre a América do Sul e o mundo árabe". Lula disse que o evento é ousado em seus objetivos e ambicioso nas suas aspirações.
– Queremos dar passos concretos e duradouros na luta pelo desenvolvimento e pela justiça social – justificou.
O presidente ressaltou que a realização da cúpula com a participação dos líderes árabes é resultado do trabalho não só do governo brasileiro, mas de todos as lideranças sul-americanas.
– Nosso encontro é uma demonstração de confiança no diálogo como forma de aproximar países distantes, culturas distintas e percepções diferentes do mundo – declarou Lula.
Lula disse que a cúpula deverá fortalecer um espaço político que contribua com a paz e a justiça social. Por duas vezes, o presidente teve seu discurso interrompido por aplausos. Lula afirmou que era uma alegria receber integrantes do Conselho de Cooperação do Golfo e os sócios do Mercosul.
Nesta manhã, os ministros das Relações Exteriores do Mercosul e dos países que fazem parte do Conselho de Cooperação do Golfo assinarão acordo-quadro de cooperação econômica, no auditório do Hotel Blue Tree Park. O documento, que precede o acordo de preferências tarifárias, é o primeiro passo das negociações para a criação de uma zona de livre comércio entre as regiões. O chanceler brasileiro Celso Amorim participa da cerimônia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.