| 28/04/2005 19h36min
Os indígenas da comunidade Flechal, em Raposa Serra do Sol (RR), se reuniram com o superintendente da Polícia Federal em Roraima, Francisco Malmann, para elaborar as reivindicações que serão encaminhadas à Fundação Nacional do Índio (Funai).
O secretário de comunicação do governo de Roraima, Ruy Figueiredo, afirma que eles não exigem mais o cancelamento da homologação da reserva para libertar os policiais. Segundo Figueiredo, os índios querem que sejam feitas alterações no decreto que homologou a reserva em área contínua.
– Os índios acham que a medida do governo federal não contempla os interesses deles. Eles querem que as vilas sejam mantidas e que as áreas de plantação de arroz sejam preservadas.
Os quatro agentes da Polícia Federal foram seqüestrados no dia 22 por lideranças indígenas da Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos do Norte de Roraima (Sodiur).
Para o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, oito arrozeiros que ocupam irregularmente a reserva influenciaram parte dos índios para serem contrários à homologação em área contínua. O decreto que homologou a reserva determina que os ocupantes não-índios da área – entre os quais os arrozeiros que exploram terras na margem Sudoeste da Raposa Serra do Sol – devem deixar o local no prazo de um ano.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.