| 28/04/2005 16h
Cerca de 30 líderes indígenas foram recebidos pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, nesta quinta, dia 28. No encontro, ocorrido no ministério a Justiça, as lideranças manifestaram apoio à homologação contínua da Raposa Serra do Sol e pediram que os povos indígenas da reserva sejam compensados pelos prejuízos causados pela degradação ambiental resultante da ação de arrozeiros.
Os índios também reivindicaram a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista – com participação dos indígenas –, e a declaração imediata da posse indígena de 14 terras distribuídas pelo país. Manifestaram ainda preocupação com projetos em tramitação no Congresso Nacional que, segundo eles, ameaçam os direitos de seu povo.
Segundo o presidente da Funai, o ministro recebeu bem as reivindicações e as levará ao presidente. Mércio Pereira Gomes ainda reafirmou que o governo não vai retroceder na homologação contínua da reserva Raposa Serra do Sol, já que esse foi um passo fundamental para o governo e para as lideranças indígenas.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.