Notícias

 | 27/04/2005 11h42min

Presidente da Funai não vai à reunião no STJ e indigna indígenas

Documento pedirá a saída de Mércio Pereira Gomes do cargo

Cerca de cem líderes indígenas, representantes de dezenas de etnias brasileiras e organizadores da mobilização nacional Terra Livre, ficaram indignados com o não comparecimento do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, na audiência pública que está sendo realizada no auditório do Superior Tribunal de Justiça. Na terça, dia 26, Gomes havia confirmado presença.

De acordo com o índio pataxó Luiz Titia, a decisão tomada pelo presidente da Funai está ligada à pressão feita pelas lideranças indígenas e pelas autoridades do Ministério Público Federal para que a Fundação trabalhe mais próxima dos interesses dos índios. Um documento está sendo elaborado, pedindo a saída de Mércio Pereira Gomes da presidência da instituição. O texto deverá ser encaminhado ainda hoje ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

A alegação é de que Gomes não tem mais o respaldo do movimento indígena, nem das lideranças que estão em Brasília em busca de um diálogo com o governo Lula. Eles participam do terceiro dia do Fórum de Defesa dos Direitos Indígenas, que vai até sexta-feira, em capital do país.

As informações são da Agência Brasil.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.