| 12/04/2005 09h10min
Foi concluída na segunda, dia 11, a retirada de lodo do rio Jundiá, em Maravilha, no Oeste de Santa Catarina, pelas máquinas da Companhia de Águas e Saneamento (Casan).
A ação faz parte de um plano da empresa para aumentar a capacidade dos reservatórios de captação e diminuir a escassez causada pela estiagem. A primeira tapa já tinha ocorrido na cidade de Seara.
De acordo com o gerente da Casan em Maravilha, Elton Schmidt, a capacidade de armazenamento aumentou cinco vezes. Por exemplo: em locais onde havia um metro de água, agora há cinco metros.
Schmidt estima que a capacidade do reservatório agora é de 8 mil metros cúbicos, o consumo de dois dias do município.
Esta é a primeira vez que é realizado um desassoreamento no local, desde a ampliação da barragem, em 1992. Foram 60 horas de trabalho, ao custo de R$ 15 mil.
O superintendente de negócios da Casan, Paulo Christ, informou que está previsto o desassoreamento da barragem de Engenho Braun, em Chapecó, e que há a possibilidade de ação similar em Pinhalzinho.
Três municípios continuam em racionamento em virtude do abastecimento ser através de poços "artesianos": Jaborá, Jardinópolis e Presidente Castelo Branco.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.