| 01/04/2005 18h33min
Na quinta e sexta, dias 30 e 1º, choveu de forma desigual na região Oeste de Santa Catarina, amenizando os prejuízos com a seca em alguns municípios, enquanto outros ainda sofrem com a estiagem. A cidade de Concórdia registrou 61,9 milímetros de chuva, mas Chapecó anotou apenas 0,3 milímetros.
O observador meteorológico da Epagri, Francisco Schervinski, disse que as precipitações foram bem localizadas, mas há previsão de novas pancadas até domingo.
Alguns agricultores estão aproveitando para semear pastagens. No entanto, os prejuízos com a quebra da produção agropecuária já soma R$ 13 milhões, a maior parte com a perda de 43 toneladas de milho.
O gerente da Companhia de Águas e Saneamento em Concórdia, Norberto Farina, disse que num dos rios que abastece o município, o Suruvi, a chuva ajudou a recuperar a captação que estava reduzida a duas ou três horas por dia. Já no rio Jacutinga, praticamente não choveu e o nível está 20 centímetros abaixo do normal.
No Extremo Oeste, a situação continua precária. O gerente da Casan em São Miguel do Oeste, Arlei Todescatto, disse que o nível dos reservatórios esta inalterado. O Rio Primeirinha está secando e já foram utilizados os açudes da proximidade no abastecimento.
A Defesa Civil tem 156 municípios com decreto de emergência em Santa Catarina e São Carlos em estado de calamidade.
As informações são do Diário Catarinense.
As imagens da seca em todo o Estado
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.