Notícias

 | 01/04/2005 13h07min

Poloneses rezam por recuperação do Papa

João Paulo II nasceu na pequena cidade de Wadowice

Os poloneses lotaram as igrejas nesta sexta, dia 1º, para orar pelo Papa João Paulo II. Apegando-se à esperança de que seu compatriota consiga sobreviver aos graves problemas de saúde, centenas de pessoas reuniram-se ao redor da basílica de Wadowice, cidade no sul do país onde o Pontífice nasceu.

– Vim rezar pelo Papa. Se ele nos deixar, não teremos ninguém para nos mostrar o caminho, para nos ajudar a entender o mundo – disse Maria Danecka.

O Papa nasceu em 1920. Muitos choravam e recusavam-se a aceitar que o fim do atual pontífice poderia estar próximo. Igrejas na capital Varsóvia e na cidade de Cracóvia, onde Karol Wojtyla foi arcebispo antes de ser eleito papa em 1978, estavam cheias de fiéis desde as primeiras horas da manhã.

Muitos poloneses saíram do trabalho por alguns minutos para rezar pelo líder dos católicos. Nas montanhas de Tatra, onde o jovem Papa costumava esquiar, centenas de pessoas participaram de uma vigília durante a noite.

– Deveria estar trabalhando. Mas quis vir até a igreja, mesmo que por alguns minutos – afirmou Beata Luczynska, de 40 anos, com lágrimas nos olhos.

A comunidade judaica de Varsóvia também pretendia orar pelo Papa. O rabino-chefe Michael Schudrich disse que nenhum outro líder religioso fez tanto para reconciliar cristãos e judeus. O pontífice de 84 anos é reverenciado na Polônia, um país majoritariamente católico. A primeira vez que voltou ao seu país natal foi em 1979, quando a Polônia ainda era comunista. Sua visita atraiu milhões de pessoas às ruas.

As informações são da agência Reuters.

Veja imagens dos fiéis rezando pelo Papa.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.