| 30/03/2005 11h51min
O governo do Paraná autorizou nesta terça, dia 29, a contratação da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) para a execução de serviços de motomecanização que atenderão produtores rurais atingidos pela estiagem. Serão beneficiados 42 municípios da Associação dos Municípios do Sudoeste do Estado, sendo 27 da região de Francisco Beltrão e 15 da região de Pato Branco.
Com esta autorização a Codapar poderá realizar despesas de até R$ 756 mil em ações que amenizem a estiagem no Estado. Segundo o secretário da Agricultura em exercício, Newton Pohl Ribas, devido à situação de emergência este processo terá dispensa de licitação.
De acordo com o chefe da Casa Civil em exercício, Rogério Carboni, o objetivo principal é priorizar a captação de água para as cidades. O governo estadual está enviando máquinas para os municípios para a perfuração de bebedouros e alargamento de córregos.
Ribas destacou que o governo do Paraná está trabalhando em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário em um levantamento de quantos agricultores estariam aptos a participar do programa do governo federal Bolsa Estiagem. Seria dado, neste caso, um crédito aos pequenos agricultores que não participam de qualquer sistema de financiamento.
O governador Roberto Requião formou uma comissão para dar seqüência imediata aos trabalhos que estão sendo presididos pela Secretaria da Agricultura e Emater, juntamente com os demais órgãos. Foi decidido ainda que a Secretaria da Agricultura dará prioridade aos municípios atingidos no programa de distribuição de sementes e calcário.
As informações são do governo do Paraná.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.