Notícias

 | 21/03/2005 08h23min

Lula e Rossetto explicam medidas para agricultores atingidos pela seca

Governo estuda criação de uma fundo solidário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, comentaram, nesta segunda, dia 21, no programa quinzenal de rádio Café com o Presidente, as ações desenvolvidas pelo governo para amenizar a situação dos agricultores atingidos pela seca na região sul do país.

O governo, segundo Miguel Rossetto, já está dialogando com os governadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, para a criação de um fundo solidário, direcionado às famílias que não estão sendo beneficiadas pelas medidas adotadas.

– Especialmente pelas famílias mais empobrecidas do nosso campo – disse.

Rossetto destacou as quatro medidas adotadas para ajudar os trabalhadores rurais que vivem no Sul. Segundo ele, já está em operação o Seguro da Agricultura Familiar, que assegura financiamento aos produtores que sofreram prejuízos com a estiagem.

– Nos três Estados do sul, são 460 mil agricultores que estão dentro desse programa – disse o ministro.

Miguel Rossetto explicou ainda que estão sendo prorrogados todos os financiamentos de investimentos e custeio do sistema Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), das cotas que deveriam ser pagas este ano. Segundo o ministro, o governo, reconhecendo o prejuízo dos agricultores, prorrogou para o final do contrato o pagamento que deveria ser feito agora. Outra medida importante relatada pelo ministro é a liberação de R$ 800 milhões para financiar as lavouras de inverno.

– Nós estamos trabalhando para diminuir os prejuízos, mas pensando na retomada da produção – afirmou.

As informações são da Agência Brasil.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.