| 11/03/2005 18h08min
A Assembléia Legislativa de Goiás aprovou nesta quarta, dia 10, por unanimidade a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar as denúncias da prática de cartel por parte dos frigoríficos. Todos os 25 parlamentares presentes foram favoráveis ao requerimento do deputado Ivan Ornelas (PT).
A proposta havia sido apresentada há mais de uma semana. A primeira reunião foi marcada para a próxima terça, dia 15, pela manhã. A CPI tem 90 dias para concluir seus trabalhos, que podem se estender por mais três meses. Para o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, a decisão unânime "demonstra o reconhecimento público da classe política de que é preciso apurar o que está de errado".
O requerimento do deputado Ivan Ornelas foi baseado em mensagens de protesto veiculadas pelas entidades representativas dos produtores nos meios de comunicação de Goiânia.
A acusação é de que alguns dos maiores frigoríficos do país monopolizam o mercado da carne, inclusive nas comercializações com o mercado externo. Pecuaristas alegam que 90% das exportações do produto estão nas mãos destas empresas. A prática, segundo Nogueira, ocorre desde o começo do ano. Como provas os produtores apresentam tabelas de preços para a compra do gado emitidas pelos próprios frigoríficos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.