| 16/02/2005 17h24min
Depois de perder a presidência da Câmara dos Deputados na madrugada do dia 15 para um representante do PP, o PT também perdeu a maioria da Câmara para o PMDB, que conta agora com 94 deputados em sua bancada.
Nos dois últimos anos, o PT manteve a maior bancada parlamentar oscilando entre 90 e 93 deputados. Nas eleições de 2002, o Partido dos Trabalhadores elegeu a maior bancada com 90 deputados. Nesta quarta, o PT contabiliza 91 na Câmara.
O troca-troca de partidos se intensificou nos últimos dias por causa da composição das 20 comissões técnicas da Câmara.
As lideranças partidárias acertaram com a Mesa Diretora da Casa que à meia-noite do dia 14 de fevereiro terminaria o prazo para medir o tamanho das bancadas. O PT, que filiou na noite do dia 14 o deputado Miro Teixeira (RJ), mateve a maior bancada com 91 deputados e ganhou o direito de presidir quatro comissões técnicas. O PMDB fechou o dia com 88 deputados e a presidência de três comissões. De 1º de fevereiro às 16h desta quarta, 16, 37 deputados mudaram de partido. Dois deles mudaram duas vezes de sigla.
Entre esta terça e quarta, o PMDB filiou seis novos deputados. Segundo o presidente nacional do partido, deputado Michel Temer (SP), esse crescimento ocorre por causa das disputas pela liderança da bancada. Temer diz que a ala governista do partido está promovendo filiações para manter a liderança com o deputado José Borba (PR), enquanto a ala oposicionista também quer conquistar a liderança com o deputado Saraiva Felipe (MG).
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.