| 10/02/2005 21h51min
Faltando quatro dias da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, os cinco candidatos à presidência intensificam a campanha. Ainda assim, o presidente da Casa, João Paulo Cunha (PT-SP), prevê um processo eleitoral tranqüilo e definido em primeiro turno a favor do candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP).
– O processo não vai ser tão tenso quanto as pessoas estão imaginando –disse João Paulo.
Nesta sexta, dia 11, João Paulo recebe, na residência oficial, ministros da área política e líderes da base aliada para um café da manhã em que será feita uma avaliação da campanha de Greenhalgh e serão traçadas estratégias para tentar definir a eleição do candidato oficial do PT em primeiro turno. O partido está convencido de que elege Greenhalgh na segunda, dia 14, afirmou João Paulo.
Para o líder do PTB na Câmara, José Múcio Monteiro (PE), todas as lideranças da base trabalham para eleger Greenhalgh em primeiro turno. Segundo o parlamentar, a reunião na casa de João Paulo servirá para que os líderes tenham um novo panorama da candidatura oficial, uma vez que todos eles intensificaram o contato com suas bancadas durante o Carnaval.
– Está faltando mais conversa, o número de candidaturas avulsas à presidência atrapalha e dificulta uma avaliação mais segura sobre os rumos da campanha – firmou José Múcio.
Até as lideranças da oposição concordam que os próximos dias serão de intensa negociação política.
– Todos os que gostam de acompanhar o processo político devem ficar atentos de hoje (quinta) até segundaporque vai ser um momento muito rico –observou o líder pefelista Rodrigo Maia (RJ).
Nesta quinta, dia 10, a bancada do PDT na Câmara e a Executiva Nacional do partido decidiram apoiar a candidatura de Greenhalgh à presidência da Casa. Fora da base governista desde o ano passado, o PDT tem 16 deputados. O candidato oficial do PT defendeu sua candidatura em visita aos pedetistas reunidos na sede do partido para a filiação do governador de Alagoas, Ronaldo Lessa.
Greenhalgh pediu o voto dos pedetistas usando o argumento do respeito à proporcionalidade partidária como tradição para eleger o presidente da Casa. Ele disse que honrar os compromissos fortalece a democracia e que foi escolhido candidato do PT por maioria absoluta.
– Eu preciso de vocês – afirmou Greenhalgh, dirigindo-se aos pedetistas.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.