| hmin
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, afirmou que os estragos causados pela tsunami na costa da ilha indonésia de Sumatra são maiores do que os já vistos por ele em guerras e operações de resgate.
– Não consigo começar a imaginar o horror que enfrentam as famílias e as pessoas que ouviram esse barulho chegando e depois tiveram suas vidas destruídas por esta onda – afirmou Powell.
Depois de sobrevoar as áreas, Powell partiu rumo a Jacarta, onde Kofi Annan, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e outros líderes mundiais participam nesta quinta-feira de uma cúpula para discutir a ajuda para a região.
A área visitada por Powell, a Província de Aceh, perdeu quase 100 mil pessoas, dois terços do total de mortos pela tsunami. A Indonésia disse que 500 mil pessoas – 80 mil a mais do que afirmavam estimativas anteriores – estão desabrigadas em Aceh, onde falta água e alimentos e as filas aumentam nos hospitais.
O último relatório da ONU sobre as operações de ajuda registra casos de pirataria na costa de Sumatra. Autoridades da organização estão preocupadas com a possibilidade de crianças separadas dos pais ou órfãs serem vítimas de grupos criminosos interessados em vendê-las. Na província, oito dias depois do maremoto, um navio resgatou um homem que estava flutuando no mar sobre uma árvore, sobrevivendo de cocos e água da chuva.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou para o perigo de a área atingida ser tomada por epidemias de cólera e de malária. Cerca de 5 milhões de pessoas perderam suas casas no tsunami.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.