Notícias

 |  hmin

Número de mortos por tsunami chega a 155 mil

Brasil envia segunda remessa de doações para países atingidos

O número de mortos nos países atingidos pela tsunami chega a 155 mil, segundo autoridades. Na manhã desta segunda-feira, 3 de janeiro, o Ministério da Saúde da Indonésia elevou de 14 mil para 94 mil o número de vítimas, informou a rede CNN.

Dezenas de milhares de pessoas continuam desaparecidas, entre as quais muitos turistas. As equipes de resgate começam a chegar agora às áreas mais isoladas.

Na Tailândia, as equipes de busca chegaram nesta segunda-feira às regiões mais atingidas, enquanto navios militares tailandeses e japoneses trabalham no mar. Na ilha de Phi Phi, famosa pela filmagem de A Praia em 2000, as equipes esperam encerrar os trabalhos depois da retirada de corpos – entre 50 e 60 – neste domingo, informou o ministro do Interior, Bhokin Bhalakula. O primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra, deverá ir à ilha ainda nesta segunda-feira. O governo quer reconstruir esta parte importante da lucrativa indústria do turismo do país. Bhokin acredita que a fase de recuperação comece em 7 de janeiro.

Agora, o principal esforço de busca na Tailândia é a província de Phang Nga, onde milhares de turistas estrangeiros e tailandeses foram arrastados pelas ondas gigantes na praia de Khao Lak. Há cerca de 4 mil desaparecidos, segundo Shinawatra, dentre os quais 1,6 mil estrangeiros. O centro nacional de desastres da Tailândia informou que quase 5 mil corpos foram recuperados dos destroços de hotéis de luxo e vilas de pescadores no Mar de Andaman, destino popular de estrangeiros durante o inverno rígido do norte da Europa.

Especialistas acreditam que a identificação de corpos levará meses na Tailândia, mas que alguns podem ficar desconhecidos para sempre.

– Este é um processo que consome muito, muito tempo – disse o secretário-geral da Interpol em Phuket, Ronald Noble, onde equipes de 19 países começaram o trabalho de identificação.

Elefantes também participam da busca por corpos em Khao Lak.

– O elefante é como um veículo quatro por quatro – disse o treinador de elefantes Laitonglian Meepan.

O banco de investimentos JP Morgan divulgou documento em que afirma que o terremoto provocou um "dano pesado" à indústria de turismo.

– A Tailândia é a vítima mais dura, já que partes de suas principais áreas turísticas foram devastadas pela tsunami – disse.

Nesta segunda, o Brasil envia a segunda remessa de doações para os países atingidos pelas ondas gigantes na Ásia. A primeira remessa foi enviada na semana passada, quando um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levou medicamentos para a região. Desta vez um cargueiro da Varig seguirá para o Sri Lanka, um dos países mais atingidos. O avião levará 50 toneladas de água potável e alimentos doados pela população do Rio de Janeiro e de Brasília. O avião vai decolar do Rio.

Com informações do Globo Online, agência Reuters e Agência Brasil.

Fotos da região após a tragédia

Veja imagens da tragédia

Veja como se forma uma tsunami

Confira o local da catástrofe

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.