Notícias

 | 01/01/2005 15h20min

Brasil envia medicamentos e alimentos à Tailândia

Embaixador brasileiro em Bancoc recebeu avião na madrugada deste sábado

O avião brasileiro com as 16 toneladas de medicamentos e alimentos chegou na madrugada deste sábado, dia 1º,  a Bancoc, na Tailândia, um dos países atingidos pelo maremoto no último final de semana e que já conta mais de 8 mil mortos. A aeronave KC-137 pousou às 01h30 (horário de Brasília), com a tripulação sendo recebida pelo embaixador brasileiro na Tailândia, Marco Antonio Diniz Brandão.

– A rapidez com que o presidente Lula tomou a decisão de enviar essa ajuda teve um grande impacto. O Brasil é um dos primeiros países que concretamente está enviando auxílio – disse Brandão, enfatizando a solidariedade de todo o mundo para ajudar as populações atingidas.

O embaixador brasileiro entregou um termo de doação à coordenadora das atividades das Nações Unidas na Tailândia, a brasileira Joana Merlin-Scholtes. A representante da ONU avaliou essa ajuda como sendo de grande significado no plano internacional de apoio a população vitima das ondas gigantes.

– Esta pronta resposta do Brasil chega em um tempo mínimo e constitui um símbolo de solidariedade do governo e do povo brasileiro a Tailândia, um país de nível de desenvolvimento semelhante ao nosso – enfatizou Joana.

Ao ter conhecimento do segundo avião brasileiro que será enviado nos próximos dias a ilha de Sri Lanka, onde é gravíssima a situação, o embaixador Marco Antonio Brandão salientou: "o gesto de generosidade que o Brasil multiplicara ao enviar ajuda aos outros paises também necessitadas, e sinal da preocupação global do governo brasileiro com as grandes questões que afetam a humanidade em qualquer lugar do mundo".

O avião será carregado com 50 toneladas de água potável e alimentos doados pelos brasileiros no Rio de Janeiro e em Brasília e vai decolar do Rio de Janeiro na noite da segunda-feira, dia 3. Nesta sexta-feira, em entrevista à Agência Brasil, o ministro Edson Monteiro, da Divisão de Ásia e Oceania, do Ministério das Relações Exteriores, explicou a carga vai ser levada diretamente à representação diplomática do Brasil. No Sri Lanka, um dos países mais atingidos pelas tsunamis, as vítimas podem ultrapassar 30 mil.

As informações são da Agência Brasil.

Veja imagens da tragédia

Veja como se forma uma tsunami

Confira o local da catástrofe

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.