| hmin
A Austrália liderou nesta sexta-feira um minuto de silêncio global pelas vítimas da onda gigante. Sydney, a primeira grande cidade a iniciar as comemorações de Ano-Novo, manteve sua queima de fogos anual, mas as milhares de pessoas que foram ao porto da cidade foram convidados a fazer uma prece pelas milhares de vítimas da tsunami na Ásia.
Sydney anunciou a chegada de 2005 com uma queima de fogos ao longo do cais, cartão postal da cidade, especialmente para crianças, às 21h locais (7h de Brasília), deixando o segundo espetáculo para a meia-noite (11h de Brasília). Antes da festa, porém, os participantes fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas.
– Isso ajudará pais e mães a explicarem a seus filhos o que aconteceu – disse um porta-voz do prefeito de Sydney, Clover Moore.
Os primeiros fogos começaram três horas depois de um navio australiano ter partido para a região da Indonésia, carregando suprimentos, helicópteros e engenheiros.
O desastre na Ásia deve lançar uma grande sombra sobre as festividades em todo o mundo, principalmente na Europa, que perdeu mais de 2 mil cidadãos na tragédia, enquanto outros 6 mil ainda estão desaparecidos. Suécia, Noruega, Finlândia e Alemanha planejam manter suas bandeiras a meio mastro para iniciar 2005, em sinal de respeito a seus mortos e desaparecidos, que deixaram o rigoroso inverno europeu para curtir o sol e as praias asiáticas. Paris cobriu de preto as árvores ao longo do Champs Elysées para prestar homenagem às vítimas. Milhares de parisienses tradicionalmente lotam as avenidas do centro da capital na véspera do Ano Novo.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.