| hmin
A gripe aviária é a maior ameaça à saúde no sudeste da Ásia. Nesta segunda, dia 20, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertaram para a possibilidade do vírus ser mais mortal que o surto de Sars (Síndrome Respiratória Grave e Aguda) e se transformar em pandemia fatal entre os seres humanos.
– A doença é agora endêmica na região, endêmica nas aves. E temos alguns casos surgindo entre as pessoas. Vocês continuarão tendo casos com pessoas e, ao final, verão o surgimento de um tipo do vírus capaz de provocar uma pandemia – disse François-Xavier Meslin, membro da OMS.
Meslin acredita haver necessidade de um melhor aparato de vigilância e de uma maior colaboração entre os governos e os ministérios da saúde e da agricultura dos países da região. Neste ano, a gripe aviária matou 32 pessoas na Tailândia e no Vietnã, e milhões de galinhas e patos. Milhares de aves foram sacrificados na Ásia em virtude da doença.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.