| 18/11/2004 09h32min
O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Cláudio Martins, afirmou na manhã desta quinta, dia 18, que os produtores projetam um aumento de 10% a 15% nas exportações de 2005 na comparação com 2004. Para este ano o volume exportado deve chegar a 2,4 milhões de toneladas, o equivalmente a US$ 2,5 bilhões – números que consolidam o Brasil como maior exportador de aves do mundo.
Conforme Martins, o aumento deve se dar em função da abertura do mercado Chinês. Em relação ao embargo da Rússia às carnes brasileiras, o diretor revelou que a Associação acredita no fim das limitações em todo país, a exemplo da liberação concedida para carnes de Santa Catarina na última terça, dia 16. Martins afirmou em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, que o embargo russo tem características políticas, já que não se justifica do ponto de vista técnico.
– É uma posição, me parece, política, porque em aspectos técnicos ela não resiste por muito tempo.
A Rússia suspendeu a importação de carnes brasileiras após a detecção de um foco de aftosa no norte do país, distante centenas de quilômetros de áreas exportadoras. Uma missão técnica russa está no Brasil para avaliar as condições fitossanitárias das áreas produtoras, e uma visita próxima do presidente Vladimir Putin ao país deve facilitar as negociações para a retomada de exportações.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.