| hmin
O boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda, dia 11, indica pela terceira semana seguida que o ritmo de aumento dos preços no varejo perdeu força. A estimativa de inflação para este ano medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 7,37% há duas semanas para 7,13% na última pesquisa. No entanto, a previsão é de um ligeiro aumento para o ano que vem – de 5,8% para 5,81%.
Houve pequena melhora na previsão do IPCA para este mês (caiu de 0,46% para 0,45%) e para o acumulado dos próximos 12 meses (desceu de 6,18% para 6,17%). Contraditoriamente, porém, a expectativa de inflação para o mês de novembro subiu de 0,56% para 0,57%.
A previsão aponta também queda pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo, que prevê inflação este ano de 6,24% na capital paulista, contra prognóstico anterior de 6,45%.
Ao contrário dos preços livres, que dão sinais de alívio para o consumidor, os monitorados (combustíveis, telefonia, energia e outros) não param de crescer. Consultores e analistas de mercado ouvidos pela pesquisa semanal do Banco Central estimam reajustes acumulados de tarifas este ano em 8,58% (8,5% na semana passada). A expectativa para 2005 aumentou de 7% para 7,2%.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.