| 17/09/2004 10h40min
O governo russo decretou nesta sexta, dia 17, a suspensão parcial das importações de animais vivos e produtos de origem animal do Brasil, que não passaram por tratamento térmico. A medida começa a vigorar a partir do próximo dia 20 e foi motivada pelos casos de febre aftosa registrados na semana passada. A Rússia é um dos principais mercados para a carne bovina brasileira.
A China também será atingida pela decisão e também não tem permissão para vender aos russos os mesmos produtos, já a partir dessa sexta, dia 17.
Esta é a segunda vez neste ano que a Rússia impõe este tipo de restrição às carnes brasileiras. Em junho o governo russo suspendeu os embarques depois da descoberta de um foco de aftosa no Pará. Posteriormente, a proibição foi relaxada e apenas o Pará e alguns frigoríficos do Mato Grosso continuaram suspensos.A Rússia tem tentado limitar as importações de carne de vários países e impôs quotas a partir de 2003. O Brasil tem conseguido exportar acima das suas cotas para 2004, graças a problemas sanitários nos países que dispunham das maiores fatias do mercado.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.