| hmin
A Delegacia Federal de Agricultura do Amazonas proibiu o trânsito de animais para fora do estado, em razão do foco de febre aftosa registrado no município de Careiro da Várzea, próximo a Manaus, na última sexta, dia 10. Uma barreira fluvial foi montada na Vila do Amapari para impedir a saída de animais pelo Rio Madeira em direção a Rondônia, Mato Grosso e Pará.
– Interditamos o trânsito de animais para o Baixo e Médio Amazonas – disse nesta segunda, dia 13, o delegado federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado, José Rogério de Vasconcellos de Araújo.
A barreira foi montada com uma embarcação da Marinha, que serve de suporte aos fiscais do Mapa, informou Araújo. Foi enviado ainda ofício às Forças Armadas pedindo o apoio do Exército para reforçar o controle do trânsito de animais na região.
O foco de aftosa foi detectado em uma propriedade com 34 bovinos, 15 ovinos e um suíno. De acordo com Araújo, as fazendas vizinhas à área infectada têm 1.127 reses, e o município de Careiro da Várzea, 40 mil. O Estado do Amazonas tem 1 milhão e 60 mil cabeças, entre bovinos (cerca de 90%) e bubalinos (10%).
As informações são do Mapa
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.