| hmin
Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) para o município de Porto Alegre mostraram um quadro positivo pelo terceiro mês consecutivo. Em dezembro houve queda na taxa de desemprego total e aumento do nível de ocupação. A taxa de desemprego, que era de 17,4% em setembro, passou para 16,8% em outubro, 15,9% em novembro, e 14,6% em dezembro.
De novembro para dezembro ocorreu uma redução de 7 mil pessoas no total de desempregados, que ficou estimado em 101 mil indivíduos. A PED de dezembro São Paulo ficou em 17,8%; em Belo Horizonte, 17,1%; em Salvador, 25,5%; e Recife 21,9%.
Em dezembro o aumento no nível de ocupação dos residentes em Porto Alegre chegou a 3,2%. O percentual representa a criação de 18 mil postos de trabalho, ficando o contingente de ocupados estimado em 589 mil pessoas. Segundo os principais setores de atividade econômica, o bom desempenho deveu-se ao setor de serviços, que contratou 14 mil trabalhadores. O comércio e a construção civil também evidenciaram desempenho positivo, enquanto a indústria e os serviços domésticos mantiveram seu contingente inalterado.
No último mês do ano as taxas de desemprego aberto e oculto apresentaram movimentos diferentes. O primeiro, relativo às pessoas que estão efetivamente em busca de trabalho, baixou de 11,1% para 9,7%. Já o desemprego oculto, referente às pessoas que pararam de procurar ocupação por desalento ou estão fazendo algum tipo de trabalho informal, teve pequena alta de 4,8% para 4,9%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.