| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta quinta, dia 2, que é amplamente favorável à reforma política e à fidelidade partidária. Em entrevista ao vivo para nove emissoras de rádio, no Palácio do Planalto, Lula defendeu que os integrantes de um determinado partido devem acatar a decisão tomada pela maioria de seus integrantes e votar conforme a legenda. O recado foi mandado claramente para os parlamentares petistas que foram contrários à reforma da Previdência.
– Se não for assim, você não cria um partido forte – disse o presidente.
A reforma política é fundamental, segundo Lula, para evitar a freqüente troca de partidos que ocorre antes das eleições no Brasil. Lula lembrou que no PT não entrou quase ninguém, em vez disso, o partido está retirando integrantes. Para Lula, a grande parte dos políticos deve sua eleição ao partido ao qual estão vinculados. Conforme ele, raramente um parlamentar consegue atingir o número necessário de votos e a legenda é que possibilita a vitória. Voltando a fazer críticas aos petistas dissidentes, Lula frisou que é preciso respeitar o partido. Para aqueles que não abrem mão de suas vontades, Lula sugeriu que sejam candidatos avulsos.
Sobre as reformas, Lula afirmou que o passo seguinte após as propostas tributária e da Previdência será a reforma política. Sobre as propostas em tramitação no Congresso, o presidente avalia que foram um ganho para o país.
A respeito da reunião com os governadores, realizada na terça, dia 30, para discutir a reforma tributária, o presidente relatou que entende que as administrações estaduais queiram resolver a falência dos Estados com a reforma tributária. Mas ele declarou que é preciso pensar primeiro no nacional para depois pensar no regional.
Lula destacou que não fez advertência aos governadores e revelou que não tem nenhuma preocupação em relação ao Senado e à Câmara. Para ele, as pessoas não precisam dizer amém para tudo o que o presidente
quer.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.