Notícias

 | 25/09/2003 12h19min

Lula entrega à ONU a primeira doação para o fundo mundial contra a fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou nesta quinta, dia 25, na sede das Nações Unidas ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a primeira doação ao fundo mundial de combate à miséria e à fome da organização. Lula entregou ao secretário da ONU um cheque no valor de US$ 55 mil que ganhou do governo espanhol pelo prêmio Príncipe das Astúrias.

– No meu discurso no plenário da ONU, nós propusemos a criação do Fundo Mundial para combater a fome. Nós estamos começando com essa contribuição, o que é pouco, mas, diante das necessidades, é um gesto simbólico. O problema da fome não é só no Brasil, está em outros países em pior situação do que o Brasil – ressaltou Lula.

Ao entregar o cheque para Annan, o presidente Lula brincou, dizendo que já tinha endossado o cheque. Segundo Lula, esse cheque serve como uma primeira contribuição, "que eu espero que outros chefes de Estado e de governo possam, a partir desse momento, começar a discutir a contribuição para o fundo, para que a gente possa resolver esse que é, na minha opinião, o maior problema da humanidade", completou.

O presidente Lula lembrou a reunião que teve na noite dessa quarta, dia 24, com o primeiro-ministro da Índia e o presidente da África do Sul, em que discutiram o início de um movimento para que os países contribuam para o fundo.

– Eu acho que todo mundo pode dar uma contribuição – disse Lula.

O presidente declarou que existem várias propostas na mesa, e a idéia é começar a criar primeiro essa questão junto aos governos.

Quanto à iniciativa privada, o presidente Lula lembrou que o Brasil está fazendo um teste com a elaboração de uma lista de empresas, como uma forma de mostrar como é possível a empresa privada participar do combate à fome se ela estiver motivada.

O presidente Lula deu de presente ao secretário-geral da ONU Kofi Annan, "um pau de chuva", artesanato dos índios da Amazônia, usado para chamar chuva. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorin, disse que o presente do presidente Lula servia para chamar chuva e que ele também poderia servir para chamar ajuda para combater a fome e a miséria no mundo.

As informações são da Agência Brasil.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.