| hmin
Milhares de iraquianos marcharam furiosos pela cidade de Falluja nesta quinta, dia 18, para o enterro de um adolescente que, segundo moradores locais, foi morto por engano pelas tropas norte-americanas.
Manifestantes disseram que Sufyaan Daoud al-Kubaisi foi morto e outros quatro iraquianos ficaram feridos, incluindo duas mulheres, quando soldados norte-americanos atiraram contra pedestres na noite desta quarta-feira. Um porta-voz do Exército dos Estados Unidos afirmou que não tinha informações sobre o incidente e que não possuía dados de números de civis mortos por suas tropas.
Segundo os moradores da região, os soldados norte-americanos abriram fogo depois de ouvir tiros disparados em comemoração a um casamento que acontecia nas proximidades, pensando que estavam sendo atacados.
– A América é inimiga de Deus – gritava um dos iraquianos durante o cortejo fúnebre. O caixão de Kubaisi foi coberto com uma bandeira do Iraque. Políticos locais e líderes tribais se juntaram à marcha.
O tio de Kubaisi disse que o jovem de 17 anos voltava para casa depois de uma festa de casamento por volta das 22h quando foi atingido.
– Ele voltou para principal estrada e ouviu disparos, pessoas comemorando a ocasião. No mesmo momento, eu acho que havia um comboio indo para Bagdá. Houve os disparos da comemoração e do comboio norte-americano – disse Ahmad Mahmud Mohammad al-Kubaisi.
Ele disse que seu sobrinho foi atingido duas vezes, no braço e no peito. Nesta quinta, membros do conselho administrativo de Falluja reuniram-se com autoridades dos EUA para discutir a indenização pela morte de policiais na semana passada. Eles pedem US$ 40 mil para as famílias de cada uma das vítimas e US$ 10 mil para cada ferido.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.