| hmin
O furacão Isabel começou a atingir a costa leste dos Estados Unidos na manhã desta quinta, dia 18, anunciando a chegada de chuvas torrenciais e ventos de até 168 quilômetros por hora. Os moradores da Carolina do Norte, Virgínia e Washington estão se preparando para enchentes e corte de energia.
O Centro Nacional de Furacões afirmou, às 5h (6h, hora de Brasília), que o furacão deve começar a se espalhar pela costa da área de alerta ainda nesta manhã. O furacão deverá entrar no continente, dirigir-se para o norte através do Estado da Virgínia e atingir a capital dos Estados Unidos, Washington, com ventos de 96 quilômetros por hora, com potencial para provocar tornados e deslizamentos, segundo os meteorologistas.
Cerca de 200 mil pessoas nas regiões costeiras da Carolina do Norte e Virgínia tiveram que deixar suas casas frente à ameaça de tempestades e enchentes.
A tempestade não deve atingir Washington até a noite, mas
mesmo assim as instituições do governo federal
– exceto por funcionários de emergência –- estavam fechadas. O sistema de transporte público local e a maioria das escolas também anunciaram que não funcionarão e centenas de vôos foram cancelados.
O presidente George W. Bush deixou a capital de helicóptero e foi para o retiro de Camp David na noite de quarta-feira, para um encontro com o rei da Jordânia, Abdullah.
O Isabel está na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, que mede o poder destrutivo de furacões e vai até 5. Furacões da categoria 2 podem danificar casas e telhados, derrubar linhas de transmissão de energia e antenas de sinal de telefone celular, além de bloquear estradas com árvores e postes derrubados.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.